terça-feira, dezembro 01, 2020

OBSERVAR E PENSAR

 

                                                 OBSERVAR E PENSAR

Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

Ensinar nas escolas a observar e pensar, duas importantes faculdades da inteligência, indispensáveis ao equilíbrio do ser humano.

O aprendizado das técnicas de observação naturalmente permitiria ao educando desenvolver ao máximo essa potencialidade, permitindo que diante dos obstáculos e problemas que a vida apresenta, pudessem encontrar as melhores e sábias soluções.

O pensar com liberdade, livres das amarras dos preconceitos e crenças absurdas, possibilitaria àquele que aprende desenvolver o seu pensar com altruísmo e criatividade.

O exercício da leitura certamente encontraria naqueles que desenvolvessem essas duas citadas faculdades mentais, um excelente auxiliar para o discernimento e a reflexão.

Pensar é também, refletir, raciocinar e observar.

Entretanto, se faz mister ensinar o exercício e prática dessas faculdades, utilizando-se de conhecimentos adequados, pois há conhecimentos que são específicos para isso e entendemos que se há de buscar essa natureza de ensinamentos, em uma ciência do pensar consciente.

Novas formas de se aprender exigem a utilização de conhecimentos que transcendam as fronteiras do saber até aqui utilizado nessa sublime e nobre missão de ensinar.


Nenhum comentário: