sábado, março 29, 2014

RENOVAR VALORES

                                                   RENOVAR VALORES

                                                   Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

«La Logosofía ... anuncia a los hombres la hora del despertar y les señala el principio de una gran era en la cual se renovarán todos los valores espirituales, científicos, morales, filosóficos y artísticos de la época.» (Axiomas Logosóficos T. I).

                                                     
Em certa ocasião, levado profissionalmente a escrever artigos, abordando vários temas jurídicos, percebi que dentro de mim surgiam, em virtude de meus estudos e investigação logosóficos, um novo enfoque para aqueles temas que iria desenvolver, como, por exemplo, a liberdade, as razões em pugna e outros. E, inspirado pelo ensinamento que afirma que a Logosofia é uma ciência auxiliar das demais ciências, resolvi introduzir nos trabalhos que desenvolvia elementos da nova cultura destinada a renovar «todos os valores espirituais, científicos, morais, filosóficos e artísticos da época».
         
                                             
A partir daí, passei a escrever, sob a lupa logosófica, temas jurídicos, estabelecendo, naturalmente, uma variante que, certamente, contribui para dar um novo enfoque ao tratado.

                                             
Surge, então, o primeiro trabalho intitulado: Uma nova concepção do Direito, que apresentei no 2º Congresso Brasileiro de Logosofia, do Cinquentenário da Logosofia, atendendo ao item IV do temário: «Contribuição da Logosofia para o ideal e a vida democrática dos povos».

                                             
Essa monografia, posteriormente, foi publicada no Volume 67, novembro de 1989, na Revista Jurídica Mineira, que circulava entre os profissionais da área. A tiragem dessa revista foi de 3.500 exemplares, com distribuição para todo o território nacional.

                                             
No intróito desse ensaio dizia: «objetivamos com este trabalho abrir uma frente de estudos e investigações, para dar a conhecer a contribuição que oferece a Ciência Logosófica ao Direito».

                                             
Continuando, afirmava que: a Logosofia, no dizer de seu autor: «abarca todos os conhecimentos humanos e transcende para conhecimentos maiores.»

                                             
Configurando-se em ciência e cultura ao mesmo tempo, a Logosofia ultrapassa a esfera comum e, destina-se «a nutrir o espírito das gerações presentes e futuras com uma nova força energética - por excelência mental - necessária e imprescindível ao desenvolvimento das aptidões humanas.»

                                             
Logo, a fonte é inesgotável e oferece generosamente uma gama infinita de elementos úteis ao aperfeiçoamento dos demais ramos do saber existente.

                                             
O conhecimento logosófico «encara todos os pontos de estudo que possam interessar ao homem, ajudando-o a cultivar seu espírito com miras a uma superação».

                                             
No nosso caso, - expressava - o que nos interessa, nesse ponto, é o estudo atinente à concepção do direito, ao vislumbrarmos o que a Ciência Logosófica muito pode oferecer nesse particular.

                                             
Entendemos - finalizava - que a nova cultura, preconizada pela Logosofia, contém as bases sólidas em que se haverá de fundamentar as normas jurídicas, pois, sendo o direito uma ciência social, por excelência, está sofrendo, também, as consequências da inevitável decadência da atual cultura vigente.

                                           
Falei nessa monografia sobre a hermenêutica, o direito humano, o conceito de justiça, as leis humanas e universais, o conceito de igualdade, o direito do trabalho e  as duas razões, dentre outros assuntos.
                                             
                                             
A referida revista que publicava trabalhos jurídicos e decisões dos tribunais, me enviou na ocasião, cerca de cem separatas da aludida publicação que distribui no meio profissional em que atuo, a juízes, advogados e pessoas ligadas à área.

                                             
Vivi, com isso, as mais diversas situações de difusão em meu ambiente cotidiano de trabalho.

                                             
Recordo-me, aqui, que na ocasião, presenteei um  advogado com uma separata da monografia e ao folhea-la expressou surpreso: - Não sabia que a Logosofia fala sobre o direito. E eu lhe respondi: - trata desse e de todos os assuntos que interessam ao homem, visto que o seu autor não era alheio a nenhum dos problemas que preocupam e comovem o espírito humano.

                                             
Uma juíza ao lhe entregar um exemplar da separata, após falarmos sobre Logosofia, fez referência a uma colega de faculdade, querida, que também estudava Logosofia.

                                             
Um colega, depois de ler o trabalho, me procurou para dizer que agora estava querendo ler um livro de Logosofia.

                                             
Outro, surpreso, exclamou: a Logosofia trata desses assuntos !?
                                             
Assim, vivi, durante algum tempo, em meu ambiente de trabalho, momentos agradabilíssimos, podendo, utilizando-me do pretexto e oferecer um exemplar da monografia a um e outro, fazer difusão.

                                             
Essa atividade responde a uma investigação voltada não diretamente às necessidades internas de realização do processo, mas corre paralelamente a ele, pois contribui para mostrar ou demonstrar a eficácia do método e da ciência logosófica na melhoria e aperfeiçoamento da vida humana neste mundo, em forma integral.

                                             
O pedagogo encontra no ensinamento logosófico inúmeros elementos que tornam o seu trabalho profissional melhor, mais produtivo, por que não os profissionais de outras áreas, como o advogado, o médico, o engenheiro, o administrador e outros, aplicando os ensinamentos logosóficos em suas reflexões e atividades cotidianas se poderiam beneficiar ou extrair dos ensinamentos elementos úteis no exercício de suas respectivas profissões?

                                             
Isso não prejudica o processo, ao contrário, estimula a sua realização integral, em nossa terceira existência, em benefício, afinal de contas, de toda a humanidade.

                                             
Na parte final daquele trabalho, deixei consignado que meu propósito foi o de oferecer a minha contribuição no esforço constante de difundir os conhecimentos originados dessa nova cultura, que desponta no cenário da humanidade com a segurança e solidez de tudo o que é destinado a perdurar no Universo.

                                             
Essa iniciativa deu nascimento a outras e no correr do tempo publiquei inúmeros artigos em jornais de minha cidade e de outros Estados, abordando não somente temas jurídicos, mas humanos. Escrevi sobre o voto, a liberdade, o papel do magistrado, a Constituição, a inteligência humana dentre outros.

                                             
Quando minha sogra fez aniversário, me veio a idéia de escrever um artigo falando de suas lutas e quis transmitir a imagem que conheci no ambiente logosófico que joga por terra o preconceito que se tem da sogra, ao concluir o escrito, afirmando que «a sogra também é mãe». Esse artigo foi publicado no jornal O Estado de Minas, de grande circulação em todo o Estado.

                                             
De outra feita, após frequentar um curso sobre educação de filhos na Fundação Logosófica, enviei para o jornal o artigo intitulado: Educação de Filhos, em que falava das conclusões daquele estudo, que foi publicado e reproduzido em outros jornais.

                                             
Escrevi um artigo referindo-me às lutas de meu saudoso e querido pai, inspirado no conto O Herói Desconhecido. Ele foi publicado em mais de um jornal e está também na internet.

                                             
Quando meus filhos eram pequenos, lia para eles os contos do livro Intermédio Logosófico e, para torná-los mais atraentes à mente infantil, me veio a idéia de relatá-los em versos, daí surgiram inúmeros poemas de quase todos os contos que estão hoje em vários sites de poesias na internet à disposição dos internautas. E, em vista disso, recebo emails tecendo comentários sobre eles, demonstrando que são lidos e que muitos gostam e se sentem bem ao lê-los. Em alguns sites há a estatística de quantas vezes foram lidos ou acessados.

                                             
Recentemente ao navegar pela internet constatei que nos principais sites de revistas jurídicas, notadamente, o Jusnavigandi, Universo Jurídico, Direito Net, e em sites de várias universidades, há artigos de minha autoria, enfocando temas em que busco divulgar os conceitos logosóficos.

                                             
De toda nova revista que surge na web recebo email pedindo autorização para reproduzir esses artigos.

                                             
Recebo muitos emails de internautas que leram esses artigos, tecendo comentários e querendo saber mais sobre a Logosofia e como se faz para estudar essa ciência, aí me apresso em responder e a dar o endereço da sede logosófica da sua região, pois esses emails vêm dos vários pontos do Brasil e muitos do exterior. Esse resultado me estimula a continuar escrevendo nessa linha de sempre divulgar os grandes e originais conceitos logosóficos.

                                             
Fiquei muito feliz ao acessar outro dia o site da Justiça Federal, Seção de Minas Gerais e ver ali, na coluna Artigos, dois escritos por mim, sendo um deles, totalmente inspirado na Logosofia e que foi transformado em monografia de palestra intitulada: «Valores Éticos no Exercício da Advocacia» que proferi na 3ª Semana Jurídica do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Ituiutaba-MG.  Também esse trabalho se encontra reproduzido em muitos outros sites.
                                         

--

MEUS LIVROS PUBLICADOS. ONDE ENCONTRÁ-LOS:

À VENDA:

CLUBE DE AUTORES http://clubedeautores.com.br/authors/713

AGBOOK:                     https://agbook.com.br/authors/713

PARA LEITURA GRATUITA ON LINE:

BOOKESS:         http://www.bookess.com/profile/marcoaureliochagas/books/

MYEBOOK:       http://www.myebook.com/marcoaureliochagas/
 

Nenhum comentário: