domingo, dezembro 27, 2009

PROJEÇÕES DO HUMANISMO LOGOSÓFICO

PROJEÇÕES DO HUMANISMO LOGOSÓFICO


Marco Aurélio Bicalho de Abreu Chagas

Conceito corrente de humanismo.

Movimento intelectual e literário que colocou o homem no centro de todas as preocupações artísticas, filosóficas e morais.

Essa doutrina se orientou no sentido de reviver e imitar os modelos artísticos, literários e científicos da Antiguidade greco-latina, considerada como exemplo de afirmação da independência do espírito humano.

Do ponto de vista histórico está ligado ao Renascimento (Séc. XIV e XV) É também uma descoberta do homem enquanto homem - e, portanto, uma afirmação de todas as categorias do humano.

Há um humanismo cristão e um humanismo medieval.

O humanismo é um nostálgico e sentimental retorno à cultura e às letras clássicas.

A agonia do humanismo. Fim do séc. XV, o humanismo entre em flagrante conflito com a ortodoxia cristã. A partir dos decretos do Concílio de Trento e da implantação da Contra-Reforma, o espírito humanista principia a agonizar.



As preocupações religiosas e o interesse pelas novas ciências naturais escrevem-lhe o epitáfio.

A partir do séc. XVIII, já não se trata mais de humanismo, e sim de «humanitarismo» (Séc. IX e XX) E deste são produtos: o humanismo marxista, o humanismo existencialista de Jean-Paul Sartre, o humanismo católico de Jacques Maritain.

González Pecotche, humanista, ensina que a causa que debilitou essa corrente do pensamento foi que os pensadores não conseguiram colocar-se de acordo quanto à proclamação de um conteúdo ajustado à realidade universal e humana do indivíduo.

Em nossos dias, segundo o Pecotche, se clama por um novo humanismo.

E, em 1930, no séc. passado (séc.XX) a Logosofia dá a conhecer o humanismo em seu conteúdo essencial . Começa por exaltar no ser a parte humana de Deus, a chispa divina.

Conceito logosófico de humanismo:

«...es el ser racional y consciente realizando en sí mismo las excelencias de su condición de humano y de su contenido espiritual sobre la base de una incesante superación. Dichas excelencias deberão trascender por el ejemplo y la enseñanza a toda la humanidad.» (extraído do livro Mecanismo da Vida Consciente. p.104-3)

Conceito logosófico de humanidade:

«...está integrada por algo más que el simple número de seres humanos, puesto que habrá que tomar en consideración la suma de las cualidades, tendencias, modalidades, sentimientos, características, grado de inteligencia, de moralidad, de espiritualidad, etc. etc., de todos ellos.» (Revista Logosofia nº 2/11-5).

Eis o ovo de colombo. Não colocar o carro na frente dos bois, no dizer popular. Sou tão generoso que me arvoro em querer dar antes de ter. A Logosofia me ensina a ver a minha própria realidade e buscar a minha própria superação. Ajudar-me a mim mesmo para me colocar em condições de ajudar aos demais.

Portanto, a projeção do humanismo logosófico se inicia, ou melhor, tem por base, por essência, a realização do processo interno de superação.

A aspiração de todos os que cultivam o conhecimento logosófico é a de difundi-lo e para que esta aspiração seja uma realidade, devemos difundir com o maior empenho, cada dia, o pensamento que o anima, a fim de que se somem a nossos esforços muitos mais, tantos que nossa verdade chegue a ser familiar em todas as partes. Assim, poderemos ver, em dia não longínquo, como se vive e se sente este novo ensinamento em milhares de lares, que o terão adotado pelos inumeráveis benefícios que dele recebem.

Até que isto se converta em uma realidade, temos de trabalhar infatigavelmente. “Nenhum outro interesse nos guia que o de consagrar nossas vidas a serviço da humanidade.” (Pecotche).

E nessa consagração se cumpre com a Vontade Suprema, expressa nas Leis Universais.

Esses ensinamentos me mostram os valores que possuo e minhas debilidades e me convidam a ir em frente nessa luta incessante em busca de melhores condições. Evidentemente aos poucos, nesse esforço constante, de ser melhor e enfrentar a minha parte inferior, vou adquirindo confiança em mim, ao voltar-me para o meu interno e ver que ali está a solução para os meus problemas e dificuldades. Não necessito de buscar fora o que tenho dentro. Dentro de mim estão todos os recursos de que necessito para ser feliz.

Conclui-se que, o humanismo logosófico implica a realização de um processo de superação individual, visando a formação espiritual e que transcende e vai ao semelhante pelo exemplo e o ensino a toda a humanidade.

O humanismo logosófico se projeta mediante o processo de evolução consciente em direção ao mundo superior.

O humanismo conhecido exaltou a personalidade.

O humanismo logosófico desperta o indivíduo, ensinando o homem a arte de criar-se a si mesmo.

O humanismo logosófico parte do ser sensível e pensante.
























Nenhum comentário: